29/10/2015

Mais um pouco sobre Ph Capilar




Oi, gente!

A postagem de hoje é mais pra relembrar do que pra ensinar, porque esse assunto tem de monte aqui no blog. Em quase todas as postagens eu venho falando um pouco sobre Ph e tem várias postagens só sobre ele.

A principal função dos shampoos é a limpeza do couro cabeludo e a higienização dos fios. E é de suma importância que o cabelo esteja limpo pra receber nutrientes.

Muitas vezes achamos que a mascara que usamos não fez o efeito esperado. Mas, vejo muita gente usando mascaras nos fios com eles não corretamente limpos. Vejo isso diariamente no salão e muitos profissionais vão concordar comigo. Muita gente não lava corretamente o cabelo.


Então vou tentar ajudar:
Necessitamos de pelo menos duas lavagens. A primeira desprende a sujeira, oleosidade dos fios e na segunda lavagem isso tudo vai embora, deixando o cabelo preparado pra receber algum tratamento.

O shampoo deve ser aplicado na raiz onde a gordura está concentrada e com as pontas dos dedos se faz como uma massagem leve no couro cabeludo sem esfregar para não fazer com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo. No enxague o shampoo escorre pelo comprimento dos fios retirando por completo toda a oleosidade, sujeira todo o mais que estiver nos fios.


Os condicionadores, mascaras de tratamento e todo o restante de cosméticos que se usa depois do shampoo, deve ser aplicado do comprimento as pontas. 

A espuma do shampoo não faz diferença na hora de limpar, o que muda é o tipo de surfactante usado na composição. Já testei shampoos que não fazem espuma nenhuma e limpa super bem sem ressecar nada os fios. 

O Ph determina o grau de acidez ou alcalinidade. O shampoo ideal são os com o ph entre 4 e 5, mas é raro acharmos um que venha falando qual ph é, né?!

Somente os shampoos anti resíduos são de Ph maior, que fica entre o 7 para ser abertas as cutículas o suficiente para algum processo químico como por exemplo a escova progressiva.

Eu tô sempre recomendando o uso do condicionador para ser devolvida a maleabilidade doo fios e para desembaraçar. O desequilíbrio do Ph interfere muito na saúde dos fios, por isso dê sempre uma atenção a isso.


Espero que tenham gostado da dica de hoje...




Um comentário:

  1. ah amiga é verdade, alguns limpam demais outros de menos. Mas tenho vivido algumas experiências com os sulfate-free que tenho amado, principalmente pra cor do cabelo.
    Aprendendo.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário sempre é bem vindo, desde que ele venha com respeito.
Não aceitarei mais comentário anonimo.